Mais de 150 mil pessoas na 7ª Parada da Diversidade do Recife
Uma festa multicolorida, com pessoas dançando e se divertindo. Esse foi o cenário para quem compareceu a 7ª Parada da Diversidade Sexual do Recife, que teve com tema, este ano, “Pernambuco sem Homofobia: Criminalização já”. A Polícia Militar fez uma estimativa de que pelo menos 150 mil pessoas participaram da festa.
A orla de Boa Viagem ficou repleta, a concentração ficou na frente do terreno anexo ao Hospital da Aeronáutica. A festa foi animada por 7 trios e um ônibus que funcionou como boate móvel, novidade trazida pela Metrópole Club, entre os participantes da caminhada era visível encontrar famílias inteiras reunidas nas sacadas dos prédios e na própria orla. “Queremos poder andar de mãos dadas todos os dias e não apenas uma vez no ano, com a realização desse evento.” afirmou um casal de homens que acompanhava o movimento.
No Palco, a Banda Sem Razão, com o cantor Telmo Santiago, comandou a festa. Eles cantaram vários sucessos com participações especiais de vários artistas. Pela Parada da Diversidade passaram Jaime Helner, Andréia Luiza, Banda Tia Baia, Nena Farias e Fabíola Alves além dos shows de dança com Anderson Mastangel, com drag queens e com o Maracatu Batucarte.
Os organizadores do evento apenas lamentaram não terem acesso ao trecho do antigo Savaroni – um dos points LGBT. “A Prefeitura não nos autorizou a irmos até o Savaroni, desta forma não temos como prestigiar os comerciantes que nos recebem bem todos os dias. Porém, no próximo ano querendo ou não iremos até lá.” afirmou Wellington Medeiros (Presidente da ONG Leões do Norte).
Vinte arte-educadores da Secretaria de Saúde do Recife estavam na concentração do evento, distribuindo material educativo, bonés, bandeirolas, gel lubrificantes, adesivos, porta-camisinhas e preservativos masculinos e femininos. Foram disponibilizados, ainda, cinco caminhões de lixo, e dois caminhões pipa para lavagem das calçadas, 140 garis extras para reforçar a limpeza da avenida até as 23h.
Para o Fórum LGBT de Pernambuco, a parada da Diversidade é uma forma irreverente de trazer à tona a discussão sobre os trangêneros no estado. O objetivo da festa, assim, é ampliar o debate com a sociedade sobre a diversidade sexual, além da aprovação do Projeto de Lei que criminaliza a homofobia.
Em breve disponibilizaremos as fotos e vídeos da cobertura completa da 7ª Parada da Diversidade do Recife feita pelo Jornal Digital Espalha Fato!
Gostariamos de agradecer também a Marcos Varella (assistente técnico - GOMS), Rildo Veras Martins (Gerente da GLOS), Íris de Fátima (Presidente do Fórum LGBT), Maria do Céu (Proprietária da Metrópole Club), Fausto Barros (Assessor de imprensa da Metrópole Club) e Neto Lisboa (candidato a vereador do Recife) pelo TOTAL apoio ao Jornal Espalha Fato durante toda a cobertura do evento, além de todos que contribuíram de forma indireta.
Postagem: Sávio Benevides - Editor da Coluna Multimídia
Postagem: Sávio Benevides - Editor da Coluna Multimídia
1 comentários:
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Ano passado eu fui e amei...
esse ano mais ainda!
e ano que vem já sou presença confirmada!
é um lance que está crescendo e tomando carinho de todos!
programa sem violencia muito bem organizado e respeitado!
ah se todo show ou micareta fosse assim....