Presidiários gays terão assistência inédita em Pernambuco


A partir de hoje, duas unidades prisionais do estado, a Colônia Penal Feminina e o Presídio Aníbal Bruno vão participar do projeto Unidades Prisionais sem Homofobia. Desenvolvida pela Centro de Referência contra Homofobia Leões do Norte, a ação inédita em Pernambuco pretende desenvolver uma série de atividades de assistência à população carcerária formada por homossexuais.

Entre as medidas está a realização de grupo terapêutico de atenção à saúde e cidadania a partir das experiências de cada um dos participantes, com o objetivo de ajudar os detentos a superar os conflitos psicológicos e sociais desencadeados pela situação de clausura.A ação vai beneficiar um total de 30 detentos em cada uma das unidades nos meses de outubro e novembro.

A idéia parte de um diagnóstico feito pela equipe do Centro de Referência contra a Homofobia em 2007, que visitou o presídio Aníbal Bruno e a Colônia Penal
Feminina entrevistando os detentos homossexuais e identificando seus problemas. Os integrantes do levantamento constataram que eles são vítimas constantes da violência e homofobia dentro das unidades.

Nos dias 12,19 e 26 de Novembro deste ano as atividades acontecem na Colônia Penal Feminina. No Aníbal Bruno o calendário tiveram início nos dias 24 e 31 de Outubro, seguindo pelos dias 14, 21 e 28 de Novembro de 2008.
Fonte: diariodepernambuco.com.br
Postagem: Carol Laranjeiras - Editora da Coluna Agenda Semanal

0 comentários:

Postar um comentário