Secretária da Mulher é homenageada em Brasília




A secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque, recebeu o Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós das mãos da deputada federal Ana Arraes e do deputado federal Marco Maia. A entrega da comenda foi realizada nessa quarta-feira (11), durante Ato Solene realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.


Estiveram presentes no evento, as deputadas federais Luiza Erundina, Sandra Rosado, Íris de Araújo, Bel Mesquita, Jô Moraes, Júlia Carepa, Rita Camata, Janete Capiberibe, Mara Lúcia Cardoso, Ângela Portela, entre outras. Foram homenageadas ainda a vice-presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social de Minas Gerias, Vitória Motta Leste; a presidente da ONG Sociedade Viva Cazuza, Lucinha Araújo; a ex-deputada Maria Elvira; e a assistente social Gilse Maria Westin Cosenza, anistiada política que atuou em organizações sociais.


O evento foi marcado pelo anúncio de medidas importantes para as brasileiras. O 1º vice-presidente da Casa, o deputado federal Marco Maia, informou que se depender da aprovação da Câmara dos Deputados, as mulheres já podem comemorar a tranformação da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República no Ministério da Mulher. A medida foi anunciada pelo Presidente Lula durante o pronunciamento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último domingo (08.03).


A secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque, uma das homenageadas, aprovou a medida. “A ministra Nilcéa Freire tem feito um excelente trabalho à frente da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Com o apoio do órgão, nós estamos implementando em Pernambuco várias ações de enfrentamento à violência contra a mulher e também em outras áreas. Caso a Pasta seja tranformada num Ministério, com certeza, as mulheres terão mais recursos e mais autonomia”, destaca.


O deputado Marco Maia falou também sobre a criação da Procuradoria Parlamentar Feminina. A resolução foi assinada pela Mesa Diretora da Câmara, mas a proposta ainda precisa ser aprovada no Plenário. O órgão será dirigido por uma deputada indicada pelo presidente da Câmara e atuará na defesa dos direitos das mulheres e nas questões de interesse da bancada feminina. Além da procuradora, haverá três subprocuradoras.


Outro assunto debatido na ocasião foi a pouca participação das mulheres brasileiras em cargos eletivos. Para tentar encontrar propostas para o problema, a ministra Nilcéa Freire anunciou a criação de uma comissão tripartite, formada por cinco representantes do Executivo, cinco do Legislativo e cinco da sociedade civil, para analisar a legislação eleitoral brasileira, especialmente na parte sobre as cotas destinadas às mulheres.


A ministra Nilcéa Freire aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria da Mulher de Pernambuco, que é um dos quatro órgãos existentes no Brasil, criados em âmbito estadual, para formular, executar e monitorar políticas públicas específicas para a população feminina.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Estado de Pernambuco.

Por: Thiago Carvalho

0 comentários:

Postar um comentário