MIT chega ao seu quarto ano em franco processo de consolidação e voltada ao público consumidor


A Secretaria de Turismo de Pernambuco, por meio da Empetur, participou da 4ª Mostra Internacional de Turismo – MIT 2009, que aconteceu de 22 a 24 de maio, no Centro de Convenções de Pernambuco. Todos os atrativos turísticos do Estado estavam em exposição no Salão de Turismo, que ocorreu pelo segundo ano consecutivo.

A única feira de turismo internacional do Norte e Nordeste, a 4ª Mostra Internacional de Turismo – MIT 2009 chegou ao seu quarto ano em franco processo de consolidação e voltada ao público consumidor, além de atender claramente às necessidades dos profissionais da área de turismo de Pernambuco. A MIT teve pela primeira vez um tema, ajudando a direcionar as atividades: Roteiro integrado da civilização do açúcar. O evento contou com 98 estandes e 77 expositores.

As novidades desse ano começam pelo layout, que foi em circuito fechado de corredores, onde estavam instalados estandes de destinos turísticos, artesanato e de serviços. O visitante da feira conferiram a exposição institucional de destinos turísticos nacionais e internacionais, venda de pacotes turísticos promocionais e muitas outras atrações. A MIT está integrada à HotelMix Bar & Restaurante Expo, feira de produtos para hotéis e pousadas. O evento, promovido pela Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-PE), reunirá fornecedores de todas as áreas voltadas à hospitalidade, gastronomia e entretenimento. A HotelMix funcionará com 80 expositores.

Arena Gastronômica - Mais uma vez, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PE) e a Prefeitura da Cidade do Recife fecham parceria para instalar na MIT uma arena gastronômica diferenciada. Durante os três dias do evento, o espaço reuniu restaurantes existentes em Pernambuco, conhecidos e com qualidade comprovada. A decoração lembrou o calçadão da praia de Boa Viagem, uma das praias mais famosas do país e cartão postal do Recife. De acordo com a Abrasel, o Recife ostenta o título de primeiro pólo gastronômico do Nordeste e terceiro do Brasil, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Rodada de negócios - Agentes e operadores de viagens participaram das rodadas de negócios promovidas pelo Sebrae, uma oportunidade de fazer contatos e fechar negócios na área de turismo. Em 2008, foram realizados 282 encontros, alcançando uma média superior a 14 rodadas por operadora de turismo. O resultado superou em 11,5% a previsão inicial. Participaram 19 operadoras de vários estados e 60 equipamentos, sendo 58 pernambucanos e dois paraibanos.

Seminários técnicos – Em auditório montado no mesmo ambiente da MIT, climatizados e com capacidade para 150 pessoas, os seminários aconteceram nos dois primeiros dias da MIT. São voltados para profissionais e estudantes que buscam atualização sobre o mercado de turismo do país.

No último dia 23, o tema foi Enoturismo. O debate foi feito pelo coordenador do projeto turístico Rota do Vale São Francisco, Helder Gomes. Houve ainda palestra com o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, que falou sobre : "A competitividade turística do Recife".

Na abertura da MIT 2009, o governador, Eduardo Campos, falou sobre a atual crise econômica e ressaltou que o Estado sairá fortalecido desse momento e que o turismo possui um papel estratégico. “Nós temos a compreensão do quanto o turismo é importante para o nosso Estado, pois trabalha a valorização da cultura, da nossa gente e do trade que venceu dificuldades sem desanimar”, declarou.

Após o discurso do governador, a MIT deu inicio a sua primeira palesta cujo o tema principal foi: “ A cultura como instrumento impulsionador do turismo", ministrado pelo representante do Ministério da Cultura.É valido salientar, que a MIT 2009 é promovida pela Assossiação Brasileira de Viagem (ABAV/PE), Instituto de Desenvolvimento Sustentável(Indes) e Brasilturis.

Por Thiago Carvalho

0 comentários:

Postar um comentário