VIII Parada da Diversidade de Pernambuco


Com o tema “Homofobia dói, machuca e mata” o evento será realizado neste domingo, dia 20, na Avenida Boa Viagem. É a primeira vez que o desfile ocorrerá na área nobre do Recife. O Público estimado é de 200 mil pessoas

Pelo oitavo ano consecutivo, o Fórum de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) de Pernambuco realiza a Parada da Diversidade de Pernambuco. Este ano os organizadores, em parceria com a prefeitura do Recife esperam reunir 200 mil pessoas, quatro vezes mais que na edição do ano passado, neste domingo (20), na avenida Boa Viagem. Para isso foi preparada uma super estrutura que inclui palco, 10 trios elétricos (4 são do movimento LGBT, 1 da prefeitura, 1 do governo do Estado e 4 empresas), além de segurança, equipe de primeiros socorros e de trânsito. Serão 3 km de percurso (em frente do antigo Hotel Savaroni até o primeiro jardim).

A Parada da Diversidade é o principal evento de uma programação que inclui uma série de atividades voltadas para a divulgação da cultura LGBT e promoção da cidadania. Estão previstas mostra de vídeos, seminários, lançamento de cartilhas educativas e audiência pública. Com o evento, o Fórum LGBT de Pernambuco, formado por 13 organizações, objetiva firmar um diálogo com a sociedade e com os governos no sentido de estimular o respeito à diversidade e a criação de políticas públicas que estabeleçam a cidadania da população LGBT.

Homofobia dói, machuca e mata – Neste ano, a organização da Parada da Diversidade busca sensibilizar a sociedade para pedir a aprovação do Projeto 122/2006, que torna crime atos de discriminação contra homossexuais. Um estudo recente, realizado pela Fundação Perseu Abramo, revelou que de algum modo 99% da população brasileira têm preconceito contra o público LGBT. Em Pernambuco, a discriminação e a violência contra lésbicas, gays, travestis, trans e bissexuais ainda são marcas registradas da cultura machista. Além de ser o estado mais homofóbico (27 assassinatos em 2008), um levantamento realizado pelo Instituto PAPAI mostrou que 70% dos (as) participantes entrevistados (as) já foram vítimas de violência, devido a sua orientação sexual. A violência é mais comum entre pessoas próximas e em instituições religiosas, de saúde e educação.

Visibilidade – A história da Parada da Diversidade de Pernambuco ganha uma nova página agora em 2009. A começar pela visibilidade do evento que, pela primeira vez, acontece no trecho nobre da beira mar do bairro de Boa Viagem que vai do antigo hotel Savaroni ao primeiro Jardim. Ao conquistar estes espaços, a ideia dos (as) organizadores (as) da Parada é mostrar que é possível conviver com as diferentes orientações sexuais com respeito e dignidade. Também pela primeira vez a Parada virou instrumento para aquecer o turismo local.
.
OPINIÕES:

“Queremos mostrar à sociedade que somos todos iguais, não só perante a lei, mas como família, como irmãos, como filhos, como pais. O momento da Parada é para isto”. Thiago Rocha – Fórum LGBT

“A Parada é uma fusão de sentimentos e reivindicações. Uma manifestação expressiva para o movimento gay no Estado”. Henrique Eduardo – Fórum LGBT

“A Parada é passaporte para abrir o diálogo com a sociedade civil e governo para esclarecer o debate sobre cidadania e direitos humanos” Iris de Fátima – Fórum LGBT
.
Programação Parada da Diversidade

Palco praia
- 9h às 9h30m – Banda Balanço Gostoso
- 9h30m – artistas da cena LGBT (drags)
- 10h às 12h – Show Banda Sem Razão com a participação de Jaina Elner, Michele Monteiro, Nenas Farias
- 12 h – Saída do desfile

Pracinha de Boa Viagem
- A partir das 9h – Orquestra de Frevo Feminina com passistas
Em frente a Padaria Boa Viagem
- A partir das 9h – Apresentação de Grupos de Maracatu e Afoxé
.
PERCURSO
- Da frente do antigo Hotel Savaroni ao primeiro jardim, no Pina- 3 km
.
TRIOS
- Do total de 10 trios elétricos, 4 são do movimento LGBT, 1 da prefeitura e 5 empresas
São eles:
- TRIO OFICIAL
- ONG PAPAI
- ONG LEÕES DO NORTE
- ONGS AMHOR, APPS, OHCA
- PREFEITURA DO RECIFE- GOVERNO DE PERNAMBUCO
- METRÓPOLE
- MISTY
- THANYA TULMUTO
- PONTO G

SEGURANÇA
Para repetir o sucesso dos anos anteriores em que não foram registradas ocorrências policiais graves, a organização do PARADA firmou parceria com a polícia de Pernambuco. Estão garantidos 310 policiais militares, 17 viaturas e duas delegacias de plantão. 50 bombeiros estarão no local dando cobertura por terra e mar. Todos os detalhes da operação serão divulgados na quinta-feira, dia 17, às 15h, no quartel da Polícia Militar do Derby.

TRÂNSITO
Cerca de 19 vias do bairro de Boa Viagem serão interditadas das 06h às 21h do domingo. 162 agentes da CCTU vão organizar o trânsito no local.
Divulgação Assessoria de Imprensa do Fórum LGBT

0 comentários:

Postar um comentário