Grande Recife iniciou entrega do VEM Infantil

O Grande Recife Consórcio de Transporte entregou, ontem (13), simbolicamente a duas crianças que utilizam o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife, os dois primeiros cartões do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Infantil - destinado usuários menores de seis anos. A iniciativa, que é inédita no País, irá beneficiar, de imediato, 16 mil crianças, cujos pais ou responsáveis já efetuaram o cadastro de solicitação do documento. As inscrições terão caráter permanente. As garotas Amanda Vitória Lopes, 4, e Camilly Fernandes de Messias, 5 receberam os cartões das mãos do Secretário das Cidades, Humberto Costa e do presidente do Grande Recife, Dilson Peixoto.

Com o VEM Infantil, os pequenos usuários poderão utilizar os ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR), girando a catraca, acabando de vez com a necessidade de pular ou se arrastar por baixo do equipamento. Graças à tecnologia instalada no cartão, quando a criança completar seis anos, seu uso será automaticamente bloqueado e uma mensagem indicando o cancelamento do benefício aparecerá no validador, caso haja tentativa de utilizá-lo fora do prazo.

A entrega dos cartões do VEM Infantil está sendo feita pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que desde a última sexta-feira (09/10) iniciou o repasse do documento aos pais e responsáveis legais, em suas residências, com conforto e segurança.

O presidente do Grande Recife, Dilson Peixoto, lembra todo o esforço feito pelo consórcio para acabar de vez com o constrangimento histórico de meninos e meninas. “Partimos do zero, pois como se trata de uma iniciativa pioneira no Brasil, e por isso não tínhamos parâmetros a seguir. Tudo foi estudado com cautela. Afinal, tínhamos o dever de garantir que o serviço funcionasse de forma que garantisse praticidade, conforto e segurança para as crianças, seus pais e responsáveis e para todo o sistema”, afirmou Dilson.

A criação do VEM Infantil, assim como os demais modelos do cartão (Estudante e Trabalhador) que já estão em operação, só foi possível graças à adoção do novo modelo de bilhetagem eletrônica pelo Grande Recife.

“O VEM Infantil representa um grande avanço na questão do respeito às crianças. Afinal, elas são cidadãs. Além disso, com a utilização do cartão será possível, por exemplo, mapear as linhas e itinerários mais utilizados pelas crianças. E com estas informações, ganhamos a possibilidade de melhorar o serviço prestado pelo Grande Recife”, afirmou o secretário das Cidades, Humberto Costa.

Desde o lançamento do projeto, no início do ano, o Grande Recife tem recebido a visita de grupos técnicos de várias cidades brasileiras, interessados em mais detalhes sobre o VEM Infantil e a bilhetagem eletrônica como um todo.

Idade limite – Durante o processo de cadastramento – que foi feito inicialmente de forma descentralizada, em 11 pontos da RMR, e posteriormente na sede da Gerência Comercial do Grande Recife, na Av. Agamenon Magalhães, Derby - cerca de 20 mil formulários foram preenchidos pelos pais ou responsáveis legais das crianças. Deste total, quatro mil estavam fora da faixa etária para qual o cartão é destinado. Este público receberá em sua residência uma correspondência do consórcio, orientando para a aquisição do VEM Estudante – já que neste caso as crianças têm seis anos completos ou mais. O VEM Estudante – que só pode ser retirado pelas crianças que possuem carteira de estudante, garante um abatimento de 50% no valor da tarifa cheia.

Visual - O VEM Infantil ganhou um visual especial, criado a partir da visão de crianças – de três a cinco anos – sobre o Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR. Alegre e colorido, o cartão tem causado surpresa na meninada.

Dúvidas sobre o VEM Infantil podem ser esclarecidas através da Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife, através do telefone 0800-081-0158 ou pelo site www.granderecife.pe.gov.br.

Social – A escolha das crianças que receberam o cartão hoje, marcando o início do processo de distribuição, foi feita com o apoio de lideranças comunitárias da comunidade de UR-2, no Ibura, Zona Sul do Recife. A área é um das que registra o maior índice de depredação de ônibus na Região Metropolitana do Recife, mas que graças a um trabalho focado na conscientização e cidadania, luta para reverter esta situação. O Grande Recife Consórcio de Transporte apóia a iniciativa e tem participado de eventos e ações de caráter lúdico e educativo.

Local de Cadastramento – em regime permanente:
Gerência Comercial do Grande Recife
Endereço: Av. Agamenon Magalhães, 143 – Derby
Horário: 8h às 16h.

Documentos necessários para solicitar o cartão: certidão de nascimento da criança (cópia e original); carteira de identidade ou profissional dos pais ou responsável legal (cópia e original); comprovante de residência (cópia e original) e 01 (uma) foto 3x4 da criança com fundo branco. Após o cadastro, os pais ou responsáveis levarão para casa um protocolo de cadastramento.

Por Thiago Carvalho
Com informações da Assessoria

1 comentários:

  1. Anônimo says

    ana vitoria perotnilo amlieda


Postar um comentário