Horário de verão começa domingo

Neste próximo domingo (18) começa mais uma edição do horário de verão brasileiro que tem o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica no horário de pico e aproveitar melhor a luminosidade natural.

De acordo com informações do Ministério das Minas e Energia, o horário de verão é adotado sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda, resultado do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. Nesse período, os dias têm maior duração por causa da posição da terra em relação ao sol.

A região nordeste não estará incluída, apenas os Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão que adiantar seus relógios em uma hora de 18 de outubro, e se estenderá por 126 dias, até 21 de fevereiro de 2010.
Nos últimos 10 anos, o horário de verão possibilitou uma redução média de 4,7% na demanda por energia no horário de maior consumo, chamado horário de "pico", que ocorre entre 18h e 21h.
Essa redução significa que as usinas deixaram de gerar, no horário de pico cerca de 2.000 MW (megawatts) a cada ano, ou 65% da demanda do Rio de Janeiro, ou ainda 85% da demanda de Curitiba.

A previsão de redução da demanda para esta edição é 4,4% nas regiões Sudeste e Centro-oeste. No sul, a estimativa é de 4,5%.

Por Sávio Benevides

0 comentários:

Postar um comentário