Quem são e como agem os cool hunters, profissionais cuja moeda de valor é o que ainda está por vir

Tem gente que anda passando o dia olhando pros outros. O que eles vestem, como se comportam, o que escutam, como falam, o que lêem e aonde vão. Se você achou que todas estas características encontram-se apenas na sua vizinha fofoqueira e rabugenta, errou feio. Estamos falando da categoria que apesar de botar olho no que as pessoas fazem, não utilizam essas informações para semear a discórdia e derramar veneno. Muito pelo contrário: Estas são mais espertas e ganham dinheiro visualizando o que você irá vestir, escutar, ler, assistir e falar durante os próximos meses. Estamos falando dos Cool Hunters.

Cool Hunters, como o nome diz, são pessoas que saem à caça de coisas legais. E por coisas legais, entenda-se tendências necessárias ao desenvolvimento de produtos, informações necessárias para as empresas que queiram obter sucesso no mercado com seus lançamentos. Mas aí, você se pergunta: “Ah, então basta eu espiar o que tiver de mais diferente por aí e pronto? Já sou um Cool Hunter?” A resposta é não.

O trabalho de um Cool Hunter exige que o mesmo tenha conhecimentos em antropologia, sociologia, psicologia, além, é claro, de design, comunicação, e por aí vai. Dessa forma, ele pode olhar e descrever a sociedade humana, encontrando agora potenciais movimentos que possam se tornar mais forte num futuro próximo, e aí, passar essa informação para as empresas se anteciparem. Como você acha que a turma da indústria têxtil mal acaba de lançar a coleção Verão 2010, e já começa a pensar no próximo inverno?

Quem assume a posição de Cool Hunter, então, tem a responsabilidade de entrar na vida dos consumidores, para tentar compreender suas escolhas e seus hábitos, visando estabelecer uma ponte emocional entre o que eles são e o que eles precisam. E as grandes empresas travam uma guerra diária para criar esta necessidade. Ao explorar pesquisas de mercado, aspectos psicológicos, culturais e estéticos, os cool hunters juntam informações para elaborar novos conceitos que serão utilizados nas tendências que serão desenvolvidas para possuírem um alto grau de consumo.

O que é preciso pra ser um Cool Hunter?

Primeiro, ser curioso e observador. E gostar de estudar. Muito. Sai na frente quem possuir conhecimentos em sociologia, psicologia, antropologia, marketing, design e comunicação, além de ter uma gama ampla de conhecimentos em cinema, música, e receber as novas tecnologias de braços abertos. O mercado que absorve este tipo de profissional está em constante atividade, visto que os produtos geralmente têm vida útil reduzida: A saia que você comprou para as festas de fim de ano não servirá praquela balada tão esperada de Março. A música que hoje é hit de sucesso em todas as rádios será destronada por outra daqui a duas semanas. Por isso o cool hunter está em constante trabalho de pesquisa e é bastante disputado pelas detentoras das grandes marcas, pois dessa forma elas podem ter uma aproximação mais real com o seu público, observando os formadores de opinião, difundindo novos hábitos e modas.

O cool hunter está praticamente em todos os ambientes desejados pelas empresas. Ele observa os hábitos do consumidor onde quer que haja um potencial de desenvolvimento de produto, onde houver uma necessidade a ser satisfeita. Seja em atividades educativas, de trabalho ou lazer. Assim são criados o aparelho de som com design arrojado que você irá querer na sua sala, ou o monitor que não cansa os olhos para melhorar o seu desempenho no escritório, ou ainda aquela bola medicinal ideal para fazer abdominais.

Portanto, um recado àqueles que sentem correr na veia o impulso descontrolado por coisas novas: aliem este talento natural com bons cursos e saiam por aí conquistando o mercado enxergando os potenciais e possibilidades que ainda estão por vir.

Para quem quiser se inteirar mais deste universo, uma dica é passar no blog da Regina Casé em seu projeto "Vem com tudo" e explorar artigos pra lá de divertidos e explicativos em busca das tendências. Acesse

http://especiais.fantastico.globo.com/vemcomtudo/category/guia-cool-hunter/

E boa caçada!

Por Juliano Mendes da Hora
Foto: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário