Autora de 'Harry Potter' é processada por plágio

A autora da série "Harry Potter", J. K. Rowling, está sendo processada por um suposto plágio da obra ""The Adventures of Willy the Wizard - No 1 Livid Land", escrito por Adrian Jacobs, em 1987.

Os herdeiros de Jacobs entraram na justiça em junho do ano passado contra a editora Bloomsbury Publishing Plc alegando que Rowling copiou partes substanciais da obra de Adrian em "Harry Potter e o Cálice de Fogo", quarto livro da série, publicado em 2000.

Entre as partes copiadas estariam o concurso de magia e a ideia dos feiticeiros viajarem de trem.

O nome da autora foi acrescentado à ação como ré na quarta-feira. Hoje Rowling pediu para que o processo seja arquivado. "Fico triste pelo fato de ter sido feita mais uma alegação de que eu teria tirado material de outra fonte para escrever ''Harry''", disse Rowling, em comunicado à imprensa.

"As alegações feitas não apenas são infundadas como são absurdas, e fico muito desapontada pelo fato de eu e minha editora no Reino Unido, Bloomsbury, estarmos na posição de sermos obrigados a nos defender. Vamos pedir imediatamente ao tribunal uma decisão de que a alegação não tem mérito e, portanto, deve ser arquivada sem demora", completou.

Os sete livros de "Harry Potter" já venderam mais de 400 milhões de cópias em todo mundo e renderam franquias cinematográficas, que renderam bilhões de dólares.

Via Diario do Grande ABC
Foto: Reprodução
Siga o Espalha Fato no Twitter: http://twitter.com/espalhafato

0 comentários:

Postar um comentário