Bob Marley completaria 65 anos hoje

"De que adianta o verde dos teus olhos, se o vermelho dos meus, representa o verde da natureza". Quem não ouviu essa frase antes, deve pensar logo num cara Jamaicano de cabelos rasta fari, e que fuma muita maconha. Bem, esse cara existiu, e se estivesse vivo, hoje completaria 65 anos, estamos falando de Robert Nesta Marley, ou "Bob Marley" para muitos fãs do pelo mundo a fora.

Bob, nasceu em Saint Ann, interior da Jamaica, em 6 de fevereiro de 1945, filho de Norval Sinclair Marley - um militar branco, capitão do Exército inglês - e Cedella Booker, uma adolescente negra.
Cedella e Norval se casaram um ano antes, mas no dia seguinte à união, Norval abandonou a companheira, embora tenha continuado a dar apoio financeiro para sua mulher e o pequeno Bob. Após a morte de Norval, em 1955, Marley e a mãe se mudaram para Trenchtown, uma favela de Kingston, onde ele era constantemente provocado pelos negros por ser mulato e ser baixinho. Na adolescência, ele conviveu com outros jovens também insatisfeitos com a condição social em que viviam, mas foi com Neville O’Riley Livingstone, "o Bunny", que Bob Marley se iniciou na música. Os dois passavam horas ouvindo a soul music de Curtis Mayfield e Ray Charles.

Os primeiros passos musicais do artista foram dados no ska, que surgiu no final dos anos 50 e combinava ritmos caribenhos com o R&B americano. As letras eram de denúncia da exploração sofrida pelas classe pobre. Era o início do reggae na vida daquele que se tornaria a lenda nº 1 do ritmo e o maior ídolo pop nascido fora dos EUA e da Europa. Por tudo isso, vida longa à memória de Bob Marley. A influência do cantor na vida das pessoas foi tremenda, aqui no Brasil temos seguidores ilustres como Gilberto Gil que estorou com o sucesso No woman, no cry. "Não chores mais" vendeu 750 mil cópias e foi importante para popularizar o ritmo jamaicano no país. Em Cachoeira, cidade histórica a 120km de Salvador, nasceram alguns dos principais do reggae baiano: Sine Calmon, Nengo Vieira e, sobretudo, o pioneiro Edson Gomes. No Maranhão o Regggae também tem sua influência e tem muitos seguidores por lá.

Bob Marley morreu aos 36 anos em Miami, vítima de um câncer de pele, e foi enterrado com uma guitarra Gibson Les Paul, uma Bíblia, uma bola de futebol e, é claro, um pote de maconha. Como herança cultural, deixou dezenas de canções inesquecíveis como
No woman, no cry (composta por Vicent Ford), Stir it up, Rebel music, Three little birds, Is this love e Concrete jungle. Esteja onde estiver, que suas baforadas e seus tragos da cannabis, continue influênciando a música mundial.

Por: Giovanne Nascimento

Foto: Divulgação
Siga o Espalha Fato no Twitter: http://twitter.com/espalhafato

0 comentários:

Postar um comentário