Hoje é dia de festa no Recife

Hoje é dia de festa no Recife e em Olinda. Quase tão antigas quanto o Brasil, hoje, as cidades irmãs completam 473 e 475 anos, respectivamente. Para celebrar a data, foi preparada uma programação especial, repleta de shows, desfiles e solenidades nas duas cidades. A mesma data, 12 de março, para os dois municípios, foi estipulada por historiadores nos anos de 1970, a partir do documento histórico mais antigo, que descreve os dois municípios, a Carta Foral, escrita em 1537, pelo donatário Duarte Coelho.

No Recife, inauguração de obras e assinatura de convênios preencheram a semana e, para hoje, o destaque é o show comemorativo aos 30 anos de carreira de Elba Ramalho. No Marco Zero, a cantora receberá convidados, como Lenine, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Alcione e André Rio. Mas as comemorações começam pela manhã. Às 9h30, em um evento cívico-cultural, intitulado “As crianças homenageiam Recife nos seus 473 anos”, 400 alunos de escolas da rede pública e privada farão um tour pelo Forte das Cinco Pontas e Museu da Cidade.

À tarde, a partir das 14h, haverá visitas teatralizadas à exposição “300 Anos de Emancipação do Recife”, que mostra a evolução da Cidade do século 16 ao século XX, e apresentações de grupos culturais infantis. O tradicional ato cívico de troca e incineração das bandeiras em desuso sob a execução do Hino do Recife será comandado pelo prefeito da Cidade João da Costa, às16h. Depois, o parabéns será cantado. Sem poder faltar frevo em comemoração recifense, a partir das 17h, a Frevioca estará na praça do Arsenal, preparando para corte do bolo, às 18h30.

Para encerrar o dia de comemorações, a animação será garantida com Elba Ramalho e seus convidados, a partir das 21h30, no Marco Zero. Além disso, no domingo, 21 de março, acontece a Corrida das Pontes, a maior prova de pedestrianismo do Norte-Nordeste, que, também, faz parte do calendário de aniversário da Cidade.

Em Olinda, bonecos gigantes ganham as ruas acompanhados por uma orquestra de frevo, os donos do Carnaval do Sítio Histórico vão arrastar autoridades locais, moradores, amantes do municipio e uma comitiva da Coral até a rua de São Bento, onde será realizada a pintura simbólica dos casarões. Além do arrastão, a cidade já acordou com o repique dos sinos das igrejas e um passeio ciclístico.

Às 18h, o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, inicia a solenidade oficial em comemoração ao aniversário da cidade, em frente ao Palácio dos Governadores. Em seguida, acontecerá os parabéns e o corte do bolo recheado com goiabada e cobertura de glacê, pesando 475 quilos. Assim como no Recife, o bolo pesa a quantidade de anos celebrados.

Vários shows vão animar a noite olindense em frente à sede da Prefeitura. A partir das 19h, a Spok Frevo Orquestra, Alceu Valença, D´Breck e Patusco se apresentarão. E, encerrando o ciclo do Carnaval, agremiações da cidade sairão em cortejo pelo Sítio Histórico. Participam do desfile a Escola de Samba Preto Velho, Elefante, Pitombeira, Vassourinhas, Encontro de Ursos, O Bagaço é Meu, Maracatu Leão Formoso, Flor da Lira e Marim dos Caetés. O trajeto passará pelas ruas Prudente de Moraes, 4 Cantos, Amparo, Bernardo Vieira de Melo, São Bento, 27 de janeiro e seguirá até o Palácio dos Governadores.

CTTU

Para o show de Elba Ramalho, 12 vias próximas à praça do Marco Zero, no Bairro do Recife, a partir das 19h, serão fechadas. Quem for ao Recife Antigo, deve utilizar as pontes Buarque de Macedo e Limoeiro. Se o condutor for pelo Cais José Estelita, não poderá seguir para a Ponte Giratória, que estará bloqueada no sentido subúrbio/cidade. Serão fechados ao tráfego de veículos trechos das vias: avenida Alfredo Lisboa, ruas Vigário Tenório, Marquês de Olinda, Barbosa Lima, Bom Jesus, Moeda, Travessa do Amorim, Assembleia, Guia e travessa dos Arrecifes. Já a avenida Rio Branco e a rua Dona Maria César serão interditadas em toda a sua extensão até o final do show.

Via Folha Digital
Foto: Divulgação
Siga o Espalha Fato no Twitter: http://twitter.com/espalhafato

0 comentários:

Postar um comentário