Primeiro emprego: o desafio por um lugar no mercado

Com oportunidades escassas e competição acirrada, milhares de jovens com idade entre 18 e 24 anos, enfrentam uma maratona na busca pelo primeiro emprego. Quem acaba de concluir os estudos descobre que o diploma não é garantia de uma boa colocação profissional.

Quando encontram a oportunidade, começa um desafio ainda maior: conquistá-la, o que depende de características que muitas vezes não são ensinadas nas universidades.

De acordo com o especialista em gestão de pessoas da Academia Brasileira de Educação, Cultura e Empregabilidade (Abece), Eduardo Gnsci, empreendedorismo, capacidade de raciocínio lógico e sistemático que acompanha a velocidade das mudanças no universo organizacional, habilidade criativa e capacidade de inovação estão entre as qualidades mais exigidas atualmente pelo mercado de trabalho.

– Destaco também a vontade de constante aprendizagem e desenvolvimento de suas competências e habilidade de trabalhar em equipe – observa.

Apesar das dificuldades, os jovens podem “sair na frente” de candidatos mais experientes, na avaliação de Eduardo Gnsci.

“Dentre as vantagens poderíamos destacar como uma das mais relevantes o fato de a empresa ter a oportunidade de contar com uma força de trabalho jovial e, na maioria dos casos, com um potencial empreendedor, o que representa um grande diferencial no mercado, hoje”.

Do ponto de vista da gestão de pessoas, a empresa terá maior facilidade no processo de socialização daquele profissional por não trazer “vícios” de outras instituições. No entanto, não é só a qualificação que será determinante na conquista do primeiro emprego.

– A ausência de um currículo objetivo e adequado à oportunidade oferecida é uma das falhas cometidas. – ensina Gnsci.

– Outra falha percebida é a falta de preparo para o processo de entrevista. O candidato deve ter em mente que precisa estudar o perfil do empregador e, durante a entrevista, manter um comportamento seguro, respondendo aos questionamentos de maneira clara e objetiva para transmitir credibilidade.

A conquista de uma oportunidade de emprego é diretamente proporcional ao nível de preparo do jovem, que deve priorizar a fluência no inglês e uma capacidade de operacionalização dos recursos da tecnologia da informação.

A psicóloga Aline Cataldi, do Instituto Batista AmericanoWakigawa, alerta para o uso de mentiras em uma entrevista.

“Ao ser questionado sobre experiência anterior, o jovem deve ser sincero e comunicar que esta é sua primeira experiência, além de deixar clara a sua vontade de aprender e disposição para trabalhar”.

Via JBOnline
Foto: Divulgação
Siga o Espalha Fato no Twitter: http://twitter.com/espalhafato

2 comentários:

  1. Vagasdeemprego.net says

    Gostei do texto. Obrigado.
    E para quem está procurando por emprego, estágio ou recolocação, visite o nosso site www.vagasdeemprego.net cadastre-se e boas entrevistas.


    Anônimo says

    Eu gostei do texto. Realmente muito informativo. Porem infelizmente não consegui descobrir quem havia escrito esse texto. Eu gostaria de usar algumas informações em um projeto escolar, porem não posso colocar nenhuma informação dessa reportagem sem antes adquirir o nome do escritor. Pofavor se puder comentar o nome do escritor ou onde encontro o nome do escritor ajudaria muito.... Obrigada.


Postar um comentário