Estudantes têm até o dia 30 de novembro para recadastramento obrigatório do Passe – Fácil


Começou no último dia 15 de outubro e vai até o dia 30 de novembro o prazo para que os estudantes solicitem o novo vale eletrônico que será aceito nos ônibus da Região metropolitana do Recife (RMR). A nova bilhetagem eletrônica que terá inicio a partir de janeiro de 2009, foi anunciada no último dia 14 de outubro, pelo Grande Recife Consórcio de Transporte.

O novo cartão tem um chip que, ao ser passado em frente ao leitor magnético, libera a catraca para o acesso ao ônibus. A operação é mais simples do que o modelo atualmente em uso, que exige a inserção do cartão no leitor.

Para efetuar a solicitação, os estudantes devem comparecer ao posto de recarga do Passe-Fácil, que fica na Praça Maciel Pinheiro, no centro da cidade. É preciso levar o Passe-Fácil e uma foto três por quatro. O atendimento acontece das 7h30 às 19h.

Além dos estudantes, o novo modelo de bilhetagem prevê diversos tipos de vales-transportes eletrônicos: o pré-pago será utilizado por passageiros eventuais, que não pegam ônibus todos os dias. Funcionários de empresas, idosos, crianças de até cinco anos e portadores de deficiência também terão um cartão específico, mesmo sem pagar para andar nos ônibus. Um calendário será divulgado em breve para que essas pessoas solicitem seus novos vales eletrônicos.

Outra mudança anunciada foi a forma de abastecer o vale: o pagamento poderá ser feito em casas lotéricas, bancos e em postos especializados, a partir de um boleto impresso pela internet. Depois de pago, os créditos poderão ser carregados no próprio ônibus.

"Na medida em que todo mundo que tem vale-transporte vai ter seu cartão, porque nós vamos vender em bancas e vários pontos comerciais o cartão pré-pago, a nossa intenção é reduzir e muito a quantidade de recursos circulando nos ônibus. É uma medida a mais de segurança, que não vai gerar tantos atrativos para os bandidos, já que vai ter menos dinheiro circulando", diz Dilson Peixoto, presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte.
Postagem: Thiago Carvalho - Repórter do Espalha Fato

0 comentários:

Postar um comentário