Bar Garagem - Maior point da madrugada recifense é demolido


Nesta segunda-feira 27, cinco imóveis foram demolidos nas Graças as margens do Rio Capibaribe por funcionarem sem licença e por terem sido construídos em logradouro público. Entre eles estava o Bar Garagem, famoso por ser o ponto de encontro depois de grandes festas, o bar funcionava de dia como uma borracharia e abria por voltas das 2h da madrugada recebendo todos os tipos de público.

Segundo a diretora da Dircon (Diretoria do Controle Urbano do Recife), Maria José Di Biase a prefeitura emitiu um ofício em 2007 informando que os imóveis seriam demolidos naquele ano e completou: “Eles não tinham licença, alvará de funcionamento e estão construídos sobre logradouro público. Todos foram avisados desde 2006. A última notificação foi feita na sexta-feira passada. Nenhum comerciante estava obedecendo aos avisos da prefeitura e por isso foi necessária a demolição dentro da ação de desocupação de área pública não edificante em logradouro público, o que só acontece em último caso".

Nadja Bandeira advogada do bar, disse que o estabelecimento conta com um alvará e que o terreno é próprio, apresentando uma cópia do documento. Já a diretora da Dicon informou que o documento não tem validade e está em nome de uma pessoa que já faleceu.

Entre os imóveis estavam uma estofaria, uma lanchonete, uma floricultura e uma borracharia. Ailson do Nascimento, dono da estofaria conta que o estabelecimento funciona a mais de 30 anos e há 16 anos está com ele e não foi notificado sobre a ação, que destruiu diversos móveis de clientes. “Não houve uma comunicação prévia. É uma arbitrariedade. Nós não fomos avisados. Chegam de surpresa com esse abuso de autoridade, essa humilhação. Pegam os móveis dos clientes da gente e deixam tudo quebrado, como se fôssemos marginais. Não procuramos prejudicar ninguém. Merecíamos um melhor tratamento”, comentou inconformado.

O material coletado foi encaminhado ao depósito da Dircon e a ação deixou o tráfego na Rua Amélia lento, dando trabalho a equipe da CTTU.

Mesmo com toda simplicidade o bar já recebeu artistas conceituados como Luiz Fernando Guimarães e Rodrigo Santoro, vários artistas protestaram contra a demolição do Bar Garagem, tais como Roger de Renor (apresentador do programa Sopa de Auditótio), a atriz Hermila Guedes e a Dj Lala K. Todos comentaram que era um bar alternativo, que tocava o puro rock in roll e desde a Soparia (bar que funcionava no bairro do Pina na década de 90) não se via nada igual. E que as noites de Recife voltarão a ficar sem opções que varem a madrugada. "As pessoas tradicionais, a parte mais hipócrita da sociedade recifense passava de manhã para ir ao trabalho e via gente, às 7h, ainda no Garagem, o que os incomodava muito. Isso pode ter colaborado para ter acelerado essa história da demolição, não vão construir essa pista imediatamente", segundo Roger.

Lamentamos bastante a demolição do bar e esperamos que em breve o Garagem reabra em outro local, para que nós voltemos a ter uma boa opção.

Por Luciana Rodrigues

1 comentários:

  1. Anônimo says

    Нey there! Do you know іf they maκе any plugins tο аssist
    with SΕO? I'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I'm nоt ѕeеing ѵeгу good sucсеsѕ.

    Іf уou know of any please ѕhare.

    Cheerѕ!

    Here іs my blog ... noimi.com


Postar um comentário