Gafe social?

Está todo mundo esperando pelos Jogos Olímpicos que esse ano, como todo mundo sabe, será em Pequim, capital da China. Todos estão eufóricos com as chegadas dos super atletas.

Homens e mulheres que superam dor e obstáculos como aprovação e superação de ego, apenas para bater no peito e se sentir orgulhoso por ganhar uma medalha qualquer na maior festa esportiva do mundo. Não tiro a razão deles, afinal, esses atletas são os únicos no mundo que se orgulham do trabalho que tem.

Mas deixando de lado esses atletas voltaremos à China. Na noite passada (05/08/08) eu estava em minha casa, após um dia estressante de trabalho (só para não ser diferente daqueles que trabalham), assistindo televisão, como é o de costume em todas as casas e uma notícia me chamou a atenção. Foi construído na China um mega –ultra – hiper – super hotel, que custou o equivalente a R$ 180 milhões. Na reportagem foi dito que o hotel foi construído para receber turistas, atletas, empresários e quem estiver disposto a pagar por uma noite de luxo que custará o equivalente a R$ 2.500,00. E olhe que a China jura de pé juntos que seu governo é Comunista.

Mas enfim. Nesta mesma semana, no mesmo telejornal vi uma reportagem muito legal sobre as dificuldades que alguns chineses estão tendo em construir suas casinhas que foram destruídas por um terremoto no mês de maio, em Sichuan que deixou mais de 70 mil mortos, 18 mil desaparecidos e cinco milhões de desabrigados. E esses desabrigados ainda conseguiram sorrir com a passagem da tocha Olímpica pela província.

Pergunta: Em um país comunista o mais importante é construir hotéis para ricos empresários, turistas, atletas etc., ou dar o devido valor ao seu povo?


Hotel mais luxuoso em Pequim, construido para as Olimpíadas.

Criança Chinesa sentada em frente do que sobrou de sua casa.

Postagem: Van Loreto - Jornalista do Jornal Espalha Fato.

1 comentários:

  1. Anônimo says

    Esse cenário é bem parecido com um país que estampa em sua bandeira a frase "ordem e progresso" e que também tem olhos gordos e pretenciosos pra sediar uma olimpíada nem que seja no ano 3008!
    Se a china, que é bem mais economicamente independente do que o Brasil sofre com os problemas e constrói um hotel desses, imagino as barbaridades que ia acontecer com o dinheiro público pra criar uma fachada para turístas também aqui no Brasil!
    A verdade é que, dar o devido valor ao seu povo como foi questionado, é muito complicado quando os representantes de uma nação vêem os bilhões de dólares em vista ao ser escolhido para sediar um grande evento como este, niguém mais lembra que existem pessoas abaixo da linha da miséria, isso na verdade só tem um nome: Burrice!


Postar um comentário